11.4186-2929 | 11.4186-4817
Janela do Aluno

Disciplina

Usamos a disciplina positiva como uma oportunidade de ensinar. Enquanto as crianças crescem, elas têm necessidade de explorar, descobrir e experimentar. Freqüentemente neste processo elas se deparam com a frustração. Ás vezes estes sentimentos podem ser muito intensos, além da capacidade de autocontrole desta criança. Estudos revelam que a forma com que adultos provêm disciplina é crucial para o desenvolvimento da criança.

O que é disciplina positiva?

Não espere que uma criança pequena, faça o que o adulto pede com frequência. Crianças pequenas são impulsiva, e freqüentemente eles irão bater, gritar ou de alguma outra forma manifestar a sua incapacidade de controlar seus próprios sentimentos. Ensiná-las a adquirir autocontrole é um longo caminho. As crianças são tentadas a testar as regras, infringido-as algumas vezes. Quando ajudamos a criança a encontrar limites, consistentes e bem definidos, fazemos com que elas se sintam seguras no seu ambiente.

Afetividade

Está comprovado cientificamente de que todo aprendizado é regido por uma área cerebral onde o determinante está ligado à emoção. A afetividade e os vínculos fortes têm portanto, ação facilitadora no processo de ensino x aprendizagem.
Quando uma criança recebe calor humano e se sente ouvida no aspecto mais amplo da palavra, ela se sentirá segura e aprenderá a confiar nas pessoas que tomam conta dela. Pesquisadores acreditam que estes relacionamentos fortes e estreitos são à base dos futuros relacionamentos desta criança e afetam o modo como o cérebro trabalha e se desenvolve.

Porque não devemos gritar ou agir de maneira agressiva com uma criança?

Pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro mostram que estas formas de disciplina afetam a criança de forma negativa e talvez definitiva.
Disciplina é aprendizado, a principal lição que a criança guardará por estas formas de disciplina, é sobre o medo, humilhação e violência, tendendo no futuro a se tornar um adulto com mais dificuldade de relacionamento e até violento, ou excessivamente pacato. Se uma criança apanha por chegar próximo a uma escada, ela passa a ter medo de chegar próximo a escada na frente deste adulto e não a ter medo de cair da escada.
Disciplinar uma criança fatalmente envolve momentos difíceis, onde a criança se sentirá irritada e chateada, por causa da desaprovação do adulto. É importante que os pais e professores sejam firmes na disciplina, porém que estejam atentos ao momento de buscar reatar a conexão a fim de que a criança continue se sentindo amada e querida.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos as nossas novidades!
Facebook
Estrada Tambaú, nº 3
Granja Viana - SP
Acesso pela Estrada da Aldeia 1560,
entrada pela Rod. Raposo Tavares km 22,5 - sentido Cotia.
© 2014 - Janela para o Talento - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por:
Edm2 de Marketing