11.4186-2929 | 11.4186-4817
Janela do Aluno

Detalhes / Artigos

PAIS CONSCIENTES E EDUCADORES

“A falta de educação e consciência da 

nossa sociedade é a grande ameaça de todos nós

e principalmente do futuro de nossas crianças!”

 

Vivemos um momento histórico onde a sobrecarga de trabalho e de atividades sociais tomam conta da maioria das famílias e muitas vezes a culpa e o excesso de amor nos deixam cegos.  Geralmente tendemos a compensar a falta de tempo que temos com nossos filhos e a distância do dia-a-dia dando tudo que eles querem e pedem, aí começa o grande erro na educação das crianças!     

Faz parte da natureza humana querer tudo que vê e o que lhe dá prazer. A criança por sua vez, imagina que tudo pode ser seu e está para lhe servir. Cabe aos pais ensinarem para seus filhos o que eles podem, ou não podem fazer; Que não se pode ter tudo e principalmente que devemos conquistar e merecer tudo aquilo que queremos. Quem tem tudo que quer, sem querer realmente, não saberá dar o devido valor as coisas, pois não as conquistou, não se esforçou para realizar seus desejos.

Ninguém nasce sabendo ser pai ou mãe, aprende-se a ser pai e mãe com cada filho e em cada situação. Quando trazemos uma criança ao mundo, temos o compromisso de ensinar-lhe o convívio social, e esse compromisso se estende ao longo da vida. Pais que se eximem da tarefa de educar seus filhos na tentativa de serem bonzinhos, acabam criando pessoas irresponsáveis, inconscientes e inseguras.

Até os seis anos de idade a criança passa pela fase de formação do caráter e de personalidade, construindo valores e comportamentos que a acompanharão por toda a vida. Um erro comum dos pais nesta fase é permitir que seus filhos façam tudo o que têm vontade por que ainda são pequenos e quando crescem, por volta dos sete, oito anos começam as cobranças repentinas. Precisamos lembrar que aquilo que se aprende na primeira infância fica por toda a vida e o que não se aprende quando pequeno fica muito mais difícil de ser aprendido depois.

  A maior referência e a primeira escola da criança com certeza é a família. É na convivência com os pais que os valores são adquiridos e incorporados. Infelizmente, cada vez mais estamos delegamos a tarefa de educar nossos filhos para a escola, para os avós ou até mesmo para as pessoas que cuidam deles. Não que isso seja errado, ou que não faça parte das ações da escola e da sociedade, mas precisamos estabelecer padrões e rotinas onde diariamente dediquemos pelo menos uma hora de nosso dia para aprendermos a educar nossos filhos. A educação vem de casa e deve ser compartilhada com a escola, não deve jamais ser transferida, terceirizada, ou responsabilidade única da escola.

Educar é dar subsídios para que as crianças possam transpor limites, mas também reconhecerem os limites que não podem transpor! Educar é um fator fundamental para o desenvolvimento da cidadania. Conscientizar uma criança para o exercício pleno de sua cidadania é antes de tudo saber colocá-la em seu lugar de criança, de agente passivo no processo de educação. Essa tarefa deve ter início em casa, com os pais nos primeiros anos de vida da criança.

Dar amor é dar suporte emocional, é transmitir valores e princípios para seus filhos. Saber dizer não, explicar o porquê e a importância de cada coisa é a base para que a criança se desenvolva com autonomia, conhecimento, bom senso e suporte adequado para a difícil tarefa de crescer e se inserir no contexto social de forma adequada, positiva e consciente.

Temos que educar nossos filhos para que eles tenham instrumentos e maturidade para pensar e repensar alternativas, não apenas para os problemas que nossa geração está lhes deixando como herança, mas para os novos desafios, que não podemos prever e que certamente eles terão que ter capacidade para enfrentar. Muito mais do que vencer dificuldades, nós pais queremos que nossos filhos possam viver melhor e mais felizes!

 

Anahid Fernandes
Psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente é mestranda em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Profissional da área da Educação há 23 anos e há 13 anos é Diretora Pedagógica da escola JANELA PARA O TALENTO, localizada na Granja Viana - SP

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos as nossas novidades!
Facebook
Estrada Tambaú, nº 3
Granja Viana - SP
Acesso pela Estrada da Aldeia 1560,
entrada pela Rod. Raposo Tavares km 22,5 - sentido Cotia.
© 2014 - Janela para o Talento - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por:
Edm2 de Marketing