11.4186-2929 | 11.4186-4817
Janela do Aluno

Detalhes / Artigos

FÉRIAS, O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS?

A correria e as festas de final de ano já se foram, é hora de planejar um novo recomeço e colocar em prática nossos sonhos, metas e perspectivas para este novo ciclo que se inicia.

Janeiro é assim, hora de começar tudo de novo...Um mês difícil com muitas contas para pagar: IPTU, IPVA, material escolar, despesas com as compras e exageros de Natal; Enfim, é um mês que viajar nem sempre é a melhor opção, pois os lugares geralmente estão muito cheios e os preços lá em cima. O que fazer com a criançada nesta época?

Que tal aproveitar este período para começar o ano curtindo a família em casa, com atividades que fortaleçam o vínculo, a convivência e os laços familiares? Quem de nós não se lembra destes períodos da infância, onde ficar em casa com família acabava sendo uma grande curtição?

Muitas vezes as férias têm que ser passadas em casa, se este for o seu caso, saiba que é possível se divertir bastante, basta usar a criatividade e aproveitar! Este período pode ser muito rico e prazeroso, jamais deve ser visto como um problema, afinal não existe lugar melhor do que a nossa casa!

Há diversas maneiras de tirar férias com as crianças sem viajar, é só usar um pouco a imaginação. Além disto, vale lembrar que cada momento bem vividos com nossos filhos se tornam únicos e serão lembrados para sempre com gostinho de saudades e prazer.

Sugiro algumas dicas simples, mas que podem se tornar momentos valiosos de interação, amor e união. Já no começo das férias, sentem-se junto com a criançada e listem atividades e passeios que cada um gostaria de fazer neste período. Assim, todos terão a oportunidade de opinar sobre as atividades familiares.

Agora no verão, momentos de piscina em casa são maravilhosos para se divertir e se refrescar. Caso você não tenha piscina em casa, ou no condomínio, as piscinas plásticas são uma boa opção, elas podem ser encontradas de diversos tamanhos, para qualquer tipo de espaço e bolso. Outra alternativa interessante são as atividades esportivas, jogos com bolas, exercícios e caminhadas, basta disposição e vontade de praticá-las.

Existem parques e praças em nossa região como: Cemucam, Praça Airton Senna e Parque Teresa Maia, onde podemos planejar passeios, pic nics, e até mesmo momentos de relaxamento e descanso curtindo a natureza sem custo algum.

Pensem em dias agradáveis com atividades de artes, oficina de pipas e jogos de tabuleiro, existem vários tipos, alguns inclusive que estimulam o raciocínio, o trabalho em equipe, a criatividade e ainda por cima garantem boas risadas. É diversão na certa! Culinária com a garotada também é sempre uma excelente ideia, fazer bolos, pipocas e lanches diferentes tornam uma tarde sempre alegre.

Aproveite este período para convidar os amigos de seus filhos para desfrutar da companhia de vocês, conversem bastante, conheçam os gostos, preferências e pensamentos de cada um. Isso faz a diferença e nos tornam pais mais amigos e participativos!

Momentos simples como estes fazem nossos filhos crescerem em um ambiente saudável, com amor, acolhimento, maior estabilidade e segurança emocional. Estas são algumas dicas, mas existem diversas outras opções de lazer em família que podem e devem ser pensadas para serem desfrutadas neste período, pois o tempo passa e as crianças crescem. Não deixem de curtir as férias e a infância de seus filhos hoje por falta de tempo, dinheiro ou opção. As férias devem fortalecer as relações, trazendo-nos mais força e disposição para encarar um novo ano que está apenas começando. Por isso, sorria, arregace as mangas e boas férias!

 

Anahid Fernandes
Psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente é mestranda em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Profissional da área da Educação há 23 anos e há 13 anos é Diretora Pedagógica da escola JANELA PARA O TALENTO, localizada na Granja Viana - SP

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos as nossas novidades!
Facebook
Estrada Tambaú, nº 3
Granja Viana - SP
Acesso pela Estrada da Aldeia 1560,
entrada pela Rod. Raposo Tavares km 22,5 - sentido Cotia.
© 2014 - Janela para o Talento - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por:
Edm2 de Marketing