11.4186-2929 | 11.4186-4817
Janela do Aluno

Detalhes / Artigos

A ANGÚSTIA DE DEIXAR SEU FILHO NA ESCOLA PELA PRIMEIRA VEZ

Escolher a escola certa para nossos filhos sem dúvida nenhuma é uma tarefa complexa e uma decisão muito difícil, que implica conciliar um conjunto de fatores, alguns mais importantes que outros, é como montar um quebra-cabeça cujas peças têm tamanhos diferentes. Se você não tem informações para ponderar o peso de cada item, corre o risco de deixar de fora o que é essencial e às vezes até fazer a opção errada por falta de conhecimento.

O que devemos avaliar na hora de escolher um berçário, ou a primeira escola para nossos pequenos?O ponto de partida é refletir e avaliar suas próprias expectativas em relação à educação de seu filho. O que você considera importante, quais são as necessidades da criança naquele momento e o que realmente você valoriza e prioriza na educação da criança na primeira infância. Essas respostas são fundamentais para ajudar a compor o perfil da escola mais adequada.

Feito isso, a próxima etapa é se preparar para visitar as escolas pessoalmente. Você deve observar como os profissionais que atuam na instituição tratam os alunos, se são atenciosos, carinhosos e principalmente como a criança reage ao ambiente.

Não se iluda com instituições de grande porte e tradicionais, nas escolas pequenas muitas vezes seu filho terá um acolhimento maior no grupo, com os professores, funcionários e com a direção da escola, facilitando desta forma o entendimento e o vínculo entre a escola e família. 

É importante que o espaço físico seja amplo, arejado e iluminado. Não deixe de analisar os ambientes, as salas e estímulos que seu filho terá acesso, assim como, a quantidade de profissionais e suas respectivas formações. Deve-se observar também as condições de higiene, quanto menor a criança, mais importantes são esses itens para sua saúde.

Outro aspecto fundamental é conhecer o esquema de segurança da escola, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.

O próximo passo é analisar a proposta pedagógica da escola, quem não trabalha com educação costuma ter noções muito genéricas sobre as metodologias de ensino, um aspecto decisivo nesta hora, seja qual for a proposta apresentada é importante que você tenha entendimento sobre como se desenvolve o trabalho na prática, na rotina da escola.

Informe-se sobre os objetivos da escola em cada faixa etária, como os alunos são avaliados, suas atividades curriculares e extracurriculares, como é a alimentação das crianças, se a metodologia utilizada pela escola condiz com a que você está procurando; Enfim, procure entender todo o processo e esclarecer suas dúvidas. Não tenha medo de ser exigente, afinal é o futuro de seu filho que está em jogo. 

Depois de toda esta jornada com certeza você saberá escolher qual escola atende suas expectativas e às necessidades de seu filho.

O importante a partir desse momento é fazer a integração e adaptação da criança de maneira tranquila e prazerosa. É preciso confiar no trabalho desenvolvido pela instituição escolhida e passar segurança para criança, pois se você não tiver segurança e não confiar na escola que escolheu com certeza seu filho se sentirá inseguro.

Não se esqueça de continuar assumindo seu papel de mãe, não espere que a escola assuma responsabilidades que são suas em relação à educação de seu filho. A escola participa diariamente no processo de formação e informação da criança, porém, os pais devem estar sempre presentes, participando ativamente de todos os caminhos percorridos por seus filhos, estando ao seu lado, impondo limites, regras, disciplina e responsabilidades, tudo isso com muito amor e carinho.

Deve sempre haver união e parceria entre escola e família, cada um fazendo sua parte sempre com responsabilidade e respeito mútuo.

Estas dicas são válidas também para aqueles pais que estão pensando em trocar seu filho de escola. Neste caso, faça um levantamento dos aspectos positivos e negativos do trabalho desenvolvido pela escola, isso facilitará bastante na escolha da próxima escola.

 

Anahid Fernandes
Psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente é mestranda em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Profissional da área da Educação há 23 anos e há 13 anos é Diretora Pedagógica da escola JANELA PARA O TALENTO, localizada na Granja Viana - SP

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos as nossas novidades!
Facebook
Estrada Tambaú, nº 3
Granja Viana - SP
Acesso pela Estrada da Aldeia 1560,
entrada pela Rod. Raposo Tavares km 22,5 - sentido Cotia.
© 2014 - Janela para o Talento - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por:
Edm2 de Marketing